Modelos de cor:
- RGB - permite exibir imagens de cor em monitores (computador e ecrãs de televisão)
O modelo RGB é um modelo aditivo (luz emitida e projetada num ecrã e mistura de cores emitidas por fontes luminosas), e descreve as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (red), verde (green) e azul (blue).
As cores primárias têm a particularidade de serem cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor.
Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos (decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF).
O modelo RGB também pode ser representado por um cubo, onde as cores se encontram divididas pelos vértices do cubo. Os vértices são denominados numericamente por valor decimal e valor inteiro, exemplo:
- Preto:(0,0,0);
- Branco:(1,1,1):
- Azul (B):(0,0,1);
- Vermelho (R):(1,0,0);
- Verde (G):(0,1,0).
O modelo RGB, quanto à resolução e tamanho:
Uma imagem digital é uma representação discreta, isto é constituída por pixels.
A resolução é a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, ou seja, o número de pixels por polegada, ppi (pixels por inch).
A resolução da imagem também pode, de forma imprópria, ser definida pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de pixels por linha e por coluna.
O nível de detalhe de uma imagem depende da informação retida em cada pixel. Este é codificado de acordo com a cor e o brilho que representa.
Já a profundidade de cor indica o número de bits usados para representar a cor de um pixel numa imagem. Esta profundidade varia com o número de cores presentes na imagem.
As cores primárias do modelo RGB dão origem às cores complementares ou secundárias, que resultam de quantidades iguais de duas cores primárias adjacentes.
- CMYK - é utilizado na impressão (impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia).
O modelo de cor CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black), é considerado um modelo subtrativo, pois as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objeto.
As cores primárias deste modelo são as cores secundárias do modelo RGB.
O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, usando as cores do modelo CMY e a tinta preta (K) para realçar melhor os tons de preto e de cinza.
- HSV - é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
Este modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
A tonalidade (Hue), é a cor pura com saturação e luminosidade máximas ( ex: amarelo,verde , laranja,etc.).
A tonalidade exprime-se num valor angular entre 0 a 360º (graus).
Exemplos:
vermelho - 0 ou 360º
amarelo - 60º
verde - 120º
ciano - 180º
azul - 240º
magenta - 300º
A saturação (Saturation), indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se num valor percentual entre 0% a 100%.
Uma cor pura (saturada) não contêm a cor preta nem a branca.
O valor 100% é de uma cor pura e o valor 0% indica a inexistência de cor ou a aproximação aos cinzentos.
O valor (Value), traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando, a quantidade de luz que a mesma contêm.
O valor indica a quantidade de preto associado à cor e exprime-se num valor percentual entre 0% e 100%, sendo 100% a cor pura e 0% diz-nos que a cor é muito escura ou preta.
Logo a tonalidade e a saturação são elementos de crominância (fornecem informação relativa à cor).
A perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz emitida) são elementos de luminância.
O modelo HSV é mais intuitivo de utilizar que o modelo RGB.
Os artistas plásticos para obterem as várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação.
Para os artistas plásticos,é mais fácil manusear as cores em função de tons e sombras do que apenas como combinações de vermelho, verde e azul.
- YUV - é utilizado na transmissão de sinais de televisão.
No modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo.
Este modelo permite uma boa compressão dos dados, pois pode-se retirar alguma informação de crominância sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a nossa visão é menos sensível à crominância do que à luminosidade.
O modelo YUV é adequado às televisões a cores e também para sinais de video.
A utilização de modelos de cor por diferentes equipamentos necessita por vezes das respetivas conversões (ex: a câmara de vídeo converte os dados RGB capturados pelos seus sensores em sinais YUV. O ecrã, para efetuar o rendering destes sinais,precisa de voltar a convertê-los para RGB).



